terça-feira, 1 de maio de 2012

Título: Oração a Chave do Avivamento

Autores: Paul Y. Cho e R. Whitneu Manzano - Editora Betânia

Esse é um dos livros mais importantes que eu li no que concerne à vida cristã prática. Já no prefácio os autores enfatizam a necessidade da oração e dão seu testemunho de que reunião de oração em sua Igreja, na Coréia, tem início às 5 horas da manhã e dura de uma a duas horas. Afirmam que às sextas-feiras passam a noite toda em oração e por esse motivo eles têm a poderosa presença de Deus nas reuniões, o que faz com que as pessoas sejam convencidas do pecado pelo Espírito Santo. Afirmam os autores que os pastores que os visitam ficam admirados com o poder do Espírito Santo que sentem em seus cultos e que certo pastor americano afirmou que nunca sentiu o poder de Deus em tamanha intensidade.

Gostei da parte em que o pastor Paul fala de sua comunhão com Deus em oração, dizendo que acorda entre 4:30 e 5:00 horas da manhã e começa seu momento devocional louvando e agradecendo a Deus pela grande bênção que Ele significa em sua vida, e também O louva por tudo que tem feito por sua família, afirmando que esse momento é bastante longo pois ele tem muita coisa para agradecer. Depois passa a interceder pelas pessoas, orando pelo presidente da república e outras autoridades do governo, pedindo que o anjo do Senhor proteja o país das forças satânicas que desejam destruí-lo. Depois ele se lembra de seus colegas na obra de Deus, etc. Afirma ele que antes de subir ao púlpito para pregar tem que passar pelo menos duas horas em oração. Os autores estão convencidos que esse mesmo tipo de avivamento pode ocorrer em todas as igrejas do mundo, já que para eles não existe campo difícil para o Espírito Santo nem países fechados para o evangelho: O segredo de tudo é a oração.

Os autores dizem que para uma pessoa orar, precisa aprender a querer orar e para tanto é necessário cultivar um grande desejo de orar. Dizem que na Coréia é muito fácil pregar o evangelho porque o céu está aberto, ou seja, há uma atmosfera espiritual pura por causa da oração. Assim, os milagres acontecem, cegos enxergam, aleijados caminham, etc.

Também achei interessante a afirmação de que Deus não tem predileção por nenhum filho, todos podemos ter poder através da oração. Não menos interessante é a afirmação de que o diabo nunca se preocupou com os rituais da igreja, mas ele tem medo da oração genuína.

O pastor Paul diz que precisamos aprender a conhecer o Espírito Santo e trabalhar com Ele. Diz que pensava que o Espírito Santo era apenas uma experiência da vida cristã e não uma personalidade, mas após muito tempo de oração aprendeu a conhecê-lo e essa comunhão tem sido vital em sua vida pessoal. Afirma que não poderia viver sem a doce presença do Espírito Santo, com a qual está agora familiarizado.

Diz o autor que se ainda não experimentamos essa comunhão com Deus, devemos começar imediatamente. Ele ensina que devemos começar pedindo ao Espírito Santo que faça a presença de Jesus Cristo tornar-se bem real para nós, depois devemos pedir que Ele nos dê uma nova compreensão de Sua Palavra e finalmente que nos coloque em uma nova dimensão de comunhão com Deus.

Diz, ainda, que a oração aguça nossa compreensão espiritual em todas as áreas da nossa vida e que só aprendemos a atuar bem com nosso dom depois que aprendemos a orar, pois cada um de nós recebeu um dom espiritual e precisamos aprender a pô-lo em prática e o meio pelo qual aprendemos é a oração. Ensinam os autores que há três tipos de oração:

ORAÇÃO DE PETIÇÃO: Embora seja verdade que Deus sabe tudo, não podemos ter a atitude de que pedir não é necessário, temos que pedir com fé.
ORAÇÃO DE DEVOÇÃO: Se ainda não possuímos uma vida espiritual vibrante é porque ainda não aprendemos a orar e louvar a Deus, pois orar não é apenas pedir.
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO: Nesse caso participamos da compaixão de Cristo por uma pessoa, uma circunstância ou uma necessidade, pois somos o sal da terra e pela intercessão o crente passa a exercer sua função sacerdotal.

Perguntam os autores o que não poderão fazer centenas de milhares de crentes unidos em oração, pois o poder aí exercitado ultrapassa a nossa compreensão.

Depois os autores falam sobre o jejum, quando a pessoa se abstém de alimentos sólidos e em algumas ocasiões se abstém também de água por curto período de tempo. Quando jejuamos Deus vê nossa sinceridade em nos humilharmos voluntariamente. Para andar no poder do Espírito Santo é necessário jejuar e orar, assim o crente se torna mais sensível em relação a Deus e passa a ter mais poder para combater as forças de Satanás.

Também ensinam os autores que a fé é o ingrediente especial que confere poder à oração, pois se orarmos sem fé estaremos apenas produzindo ruídos que não passam do teto. Ensinam também que é necessário que permaneçamos em oração até termos certeza que Deus nos ouviu e que a resposta já está a caminho.

Outro ponto interessante é a afirmação de que Deus não atende a lamúrias, atende à fé, portanto devemos nos libertar de nossa auto-piedade e passar a agir com fé, pois quem ora com fé irá louvar a Deus pela resposta antes mesmo de a ver.

Falam os autores sobre a importância da oração em grupo, pois o poder da fé aumenta em proporções geométricas, mas ressaltam o perigo da incredulidade de alguns no meio do grupo.

Na conclusão, os autores dizem que devemos nos preparar para ser usados por Deus como voluntários do exército de oração e assim devemos interceder sempre, jejuando e orando. E terminam com esta belíssima oração: “Espírito Santo, enche-me agora de Teu poder. Faze-me desejar uma vida de oração. Faze-me ver a situação de grande necessidade que há no mundo, para que eu me torne um voluntário de Teu exército de oração. Peço isto em Nome de Jesus Cristo. Amém”.

Um comentário:

  1. Muita gente nao tem ideia mesmo do qto uma oracao eh poderosa! Eu ja tive varias provas disso! Mas assim como todo mundo tem um dom e uma acao a ser feita aqui na terra, acho q ter uma vida em oracao assim nao sao para todos... Mas com certeza deve ser uma experiencia maravilhosa!

    ResponderExcluir

Deixei seu comentário, crítica e idéias