segunda-feira, 10 de maio de 2010

Título: O Poder do Louvor

Autor: Merlin Carothers – Editora Betânia


Gostei muito desse livro, ele tem muitas afirmações interessantes que podem ser úteis para o nosso dia a dia. O autor afirma que devemos agradecer a Deus por tudo, para ele o versículo que diz “em tudo daí graças” deve ser tomado literalmente. Devemos dar graças pelas coisas boas e pelas más, ele cita Martinho Lutero: Abençoado é o homem que se submete à vontade de Deus; jamais será infeliz, pois sabe que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Diz o autor, na página 13, que quando louvamos a Deus sinceramente algo acontece em consequência, e notamos, mais cedo ou mais tarde, que se operou uma mudança em nós ou nas circunstâncias que nos cercam. Mas isso deve resultar do louvor, não deve ser a motivação dele. O louvor não é uma barganha, devemos nos alegrar primeiro, como diz o Salmo 37:4: Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração”.
Na página 41 o autor fala sobre a fé e que muitos têm uma visão distorcida a esse respeito. Segundo ele, fé e sentimentos não são a mesma coisa, a fé não é determinada pelas emoções, mas é uma questão de arbítrio, logo, avaliar a fé pelos nossos sentimentos é muito perigoso, já que nossos sentimentos podem ser afetados pelo estado da atmosfera, pelo nosso regime alimentar, pelo sono, ou pelo humor do nosso chefe.
Na página 48 também há outro assunto interessante. O autor diz que Deus está nos tornando santos, já que nós não podemos fazê-lo por nós mesmos, e Deus o faz porque só assim o trabalho sairá perfeito. Se Ele tivesse que depender de nós jamais teria como resultado algo valioso, muitas pessoas querem entrar num rigoroso programa de auto-aperfeiçoamento, mas quanto mais se esforçam, mais frustrados se tornam. A mudança tem que ser feita por Deus, Ele quer que nos entreguemos a Ele.
Na página 95 o autor diz que Deus não criou o mal, mas criou seres com livre arbítrio, assim o mal apareceu mas permanece no mundo com a permissão de Deus e sempre sujeito à Sua vontade. Por isso devemos louvá-Lo em tudo. As pessoas às vezes dizem: se eu fosse Deus não agiria assim, não mandaria terremotos, não deixaria aquela garotinha morrer de leucemia... Deus sabe como nos sentimos com todas essas coisas, mas nosso entendimento é limitado, Ele nos ama e tem um plano perfeito para as nossas vidas.
O capítulo “Adeus, Mau Humor” é belíssimo. Fala de I Coríntios 10:10-11: “Não murmureis como alguns murmuraram, e foram destruídos pelo exterminador”. Paulo estava falando sobre o comportamento dos israelitas na sua jornada até a terra prometida. “Queixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos do Senhor: ouvindo-o o Senhor, acendeu-se-lhe a ira” (Números 11:1). Na página 119 o autor diz que o murmúrio dos israelitas provinha de sua incredulidade, e a incredulidade é a raiz de cada pequenina queixa. Precisamos pensar nisso no dia a dia.
O último capítulo, “A Alegria do Senhor”, cita João 16:24: “Peçam utilizando o meu nome e receberão, e o cálice da alegria de vocês transbordará”. Alegria do Senhor é nossa, basta pedir, diz o autor. E encerra dizendo algo muito interessante e profundo: Muitas vezes aquilo que você pensa ser uma prova espinhosa da ausência de Deus em sua vida, é justamente a sua terna providência para trazê-lo para Si, a fim de que a sua alegria seja perfeita. Olhe para os céus e louve-O. Ele o ama, e habita no louvor do Seu povo!

3 comentários:

  1. Oi Sergio tudo bem?
    Me chamo Stephanie e estou a procura desse livro, que na maioria das livrarias não tem, a não ser que seja evangélica. Achei muito legal o resumo e agora estou com mais vontade ainda de ler, tenho certeza que essa leitura irá me ajudar, estou passando por lutas e provas.

    ResponderExcluir
  2. paz do senhor,eu li somente a metade do livro e sai procurando o restante pois descobri algo novo ,justamente sobre a parte em ter que dar graças em tudo.eu sempre que posso repasso esta descoberta e acrescento a experiencia do casal que tinha uma filha na prostituição.e lindo quando o senhor nós revela a sua palavra e a nossa fé aumenta.gabriel

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente OTIMO!! Lendo esse resumo me deu muita paz!

    ResponderExcluir

Deixei seu comentário, crítica e idéias